Avaliação agronômica de substratos orgânicos para cultivo de microverdes de repolho roxo (Brassica oleracea var. capitata f. rubra)

Jose Antonio Azevedo Espíndola, Diego Gonçalves de Andrade, Marco Antonio de Almeida Leal, Ednaldo da Silva Araújo, Jhonatan Marins Goulart

Resumo


A compostagem possibilita o reaproveitamento de resíduos orgânicos de atividades agrícolas, propiciando benefícios socioeconômicos e ambientais. O objetivo desse trabalho é avaliar a eficiência agronômica de substratos formulados com composto orgânico, para o cultivo de microverdes. A produção do composto ocorreu em leira com dimensões de 2,0 x 1,2 x 0,9 m. Os substratos foram compostos obtidos por misturas com vermiculita, perlita e turfa sphagnum ao composto, nas proporções de 25%, 50% e 75%, além de três tratamentos de referência, que constituíram em 100% composto, 100% substrato comercial Carolina Soil© e areia lavada. Foram avaliados: pH, condutividade elétrica, densidade de base seca, teores totais de N, P, K, Ca, Mg e disponíveis de P, K, Ca, Mg, emissões de CO2 e NH3 do composto e substratos, exceto da areia lavada, que foi considerada inerte. O desempenho agronômico dos insumos foi avaliado através do cultivo de repolho roxo como microverde, considerando peso fresco, peso seco e altura das plântulas, após 15 dias de cultivo. O experimento realizado com as misturas citadas acima foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, com 12 tratamentos e 3 repetições. Os tratamentos foram: 75% de composto + 25% de vermiculita (T1), 50% de composto + 50% de vermiculita (T2), 25% de composto + 75% de vermiculita (T3), 75% de composto + 25% de perlita (T4), 50% de composto + 50% de perlita (T5), 25% de composto + 75% de perlita (T6), 75% de composto + 25% de turfa sphagnum (T7), 50% de composto + 50% de turfa sphagnum (T8), 25% de composto + 75% de turfa sphagnum (T9), 100% de composto orgânico (T10), 100% substrato comercial Carolina Soil (T11), 100% areia lavada (T12). Os dados obtidos foram analisados através do teste de normalidade e variância. Para comparação das médias, foi utilizado o teste Scott-Knott, a 5% de significância. O substrato formulado com 100% de composto orgânico é o mais indicado para cultivo de microverdes.

Palavras-chave


Alimento saudável; Brassica oleracea; Composto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.